Alunos recebem atendimento médico e odontológico em Canavieiras
Numa ação social denominada Movimento Preventivo de Saúde Estudantil, a Loja Maçônica União e Caridade, de Canavieiras, realizou neste sábado (28), atendimento médico e odontológico para os alunos da Escola Frei Sampaio. O evento, realizado pela segunda vez, teve o objetivo de promover exames preventivos nas áreas de oftalmologia, clínica geral e saúde bucal.
Segundo o Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Caridade, Arenilson Mota Nery, caso necessitem de óculos ou tratamento dentário, as crianças receberão toda a assistência e equipamentos gratuitos. O mesmo acontece com os alunos para os quais foram indicados o uso de medicamentos, que receberão os remédios de graça.
Promovida pela segunda vez na Escola Frei Sampaio, a ação social é realizada por profissionais maçons para os 38 alunos da escola, que é mantida pela Loja Maçônica, em parceria com Rede Municipal de Educação. Todo o trabalho de recepção e atendimento e triagem dos alunos durante a ação social foi realizado pelos maçons e suas esposas.
Ao chegarem, às 7h30min, acompanhados dos seus pais ou responsáveis, os alunos, foram recebidos, cadastrados e encaminhados para a triagem. Em seguida, eles foram encaminhados para o atendimento dos profissionais da saúde, inclusive com palestras de higiene bucal, escovação e aplicação de flúor.
Atuaram no atendimento médico e dentário, os médicos: oftalmologista Dárcio Rolemberg, o clínico geral Clóvis Roberto “Almeida” e o cirurgião-dentista Edmilson Santos. Ao final, os profissionais conversaram com os pais ou representantes dos alunos, contando os principais problemas encontrados e quais os cuidados que devem ter para manter os jovens em perfeita saúde.
Hoje, a Escola Frei Sampaio é mantida através de uma parceria entre a Loja Maçônica União e Caridade e a Prefeitura de Canavieiras, que mantém cursos do Nível Fundamental I. “A Prefeitura, além da parceria pedagógica, também participa diretamente desses eventos”, informa Arenilson.
Pioneira – Um dos estabelecimentos de ensino mais antigos de Canavieiras, a Escola Frei Sampaio foi fundada em 7 de setembro de 1921 pela Loja Maçônica União e Caridade. Segundo o historiador Raimundo Antônio Tedesco, à época, a escola promoveu uma “revolução no ensino” ao adotar classes mistas, ou seja crianças dos sexos masculino e feminino. Atualmente é a escola mais antiga em funcionamento em Canavieiras.
Em sua fundação, a aula inaugural da escola atraiu um grande número de pessoas, principalmente maçons e suas famílias. Um das finalidades da escola era oferecer um ensino de qualidade, conforme disse o Venerável Mestre à época, Otto Marques de Freitas. Para patrono foi escolhido o frade franciscano e maçom, Francisco Santa Thereza de Jesus Sampaio.
A primeira professora da Escola Frei Sampaio foi Amélia Magnavita, que foi sua regente até dezembro de 1924. “Abertos os exames para preenchimento do cargo, foi aprovada a professora Beatriz Dória Moura, que lecionou de janeiro de 1925 a a junho de 1926, sendo substituída pela professora Isbela Freire Pimentel.
De acordo com o trabalho feito pelo historiador Raimundo Tedesco, pelos bancos da Escola Frei Sampaio passaram muitos jovens canavieirenses, que tiveram uma formação intelectual sólida. “Dali saíram médicos, dentistas, engenheiros, músicos, advogados, farmacêuticos, comerciantes, oficiais militares, pastores religiosos, bancários, professores, dente outros”, diz Tedesco.
Frei Sampaio - Francisco Santa Thereza de Jesus Sampaio foi iniciado na Maçonaria através da Loja “Commercio & Artes, nº 01” do Rio de janeiro. Logo tornou-se seu orador oficial, onde fazia vibrantes discursos em prol da independência, bem como no púlpito de sua Igreja, o que desagradava aos chefes da Igreja Católica, fiel aliada da Coroa, bem como à realeza.